top of page

MÍDIA E POLÍTICA

INTER-RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTO VERBAL, MÍDIA E POLÍTICA¹

Desde os primórdios das democracias, a política, tomada genericamente como instância cujo principal objetivo é organizar uma sociedade, mantém alguma interdependência com as organizações de comunicação de massa, referidas em seu conjunto genericamente como mídia.  Embora mídia e política sejam indissociáveis, são raras as linhas de pesquisa em que se busque produzir, sistematicamente, conhecimento sobre as relações entre mídia de massa e política. Mais escassa, ainda, é a literatura sobre as inter-relações entre mídia, política e comportamento verbal. Nesta atividade, caracterizaremos comportamento verbal, mídia (tradicional e social), política, e propomos uma análise preliminar das inter-relações entre os três. Baseamos-nos no suposto de que as relações constitutivas da mídia, assim como da política, são permeadas por processos do comportamento verbal. Consideramos que abordar esses fenômenos em conjunto poderá revelar aspectos eventualmente obscurecidos numa análise de cada um separadamente.

 

Discutiremos a importância da educação para a política e para mídia, sobretudo no cenário atual com as mídias sociais amplamente disseminadas, em que a mídia somos todos nós. Estamos promovendo melhores práticas que aqueles a que criticamos nos meios de comunicação tradicional?

¹ Trabalho baseando em artigo que está sendo preparado em coautoria com os professores Alexandre Dittrich (Universidade Federal do Paraná) e Maria Amalia Andery (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).  As reflexões constitutivas deste resumo são de responsabilidade exclusiva da primeira autora.

DRA MARIA WANG

palestrante3 maria wang.png

DRA MARIA DE LIMA WANG 

Tem doutorado e mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na mesma instituição como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES). É jornalista (FIAM/FMU, 1994) com experiência em rádio, revista, internet e mídia social. Integrou a diretoria eleita da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), gestão 2015-2016, na qual coordenou a Comissão de Comunicação. 

bottom of page